Definição

... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...
Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano VI Número 63 - Março 2014

Conto - José Miranda Filho

A Flor do reencontro, by Debora Andrade
Encontro de Amigos - Parte 19

Fernandes era o segundo de três irmãos. Não conhecia, porém, nenhum deles, e de seus pais tinha apenas uma tênue lembrança. Os pais o abandonaram quando ele tinha apenas quatro anos de idade. Foi viver na casa de um tio que, tempos depois, faleceu forçando-o a viver na rua, pois não conhecia nenhum parente com quem pudesse morar. Viveu na rua até a idade de 12 anos, quando um casal do interior da Bahia, da cidade de Senhor do Bonfim, acolheu-o e deu-lhe o carinho que não tivera. Será que este tipo de amor ainda existe nos dias de hoje? Certamente que sim! Ainda há pessoas que agem motivadas pelo amor de Cristo. Ações como esta só as fazem pessoas que têm Cristo no coração. Enfim. Cristo enviou alguém para cuidar daquele garoto que ficou à deriva das vicissitudes da vida.

Fernandes era um moço alegre e bem esperto, apesar do sofrimento que passou na rua, da falta de um lar, da fome e da miséria que teve de suportar. Jamais fumou craque ou se drogou com qualquer outro tipo de entorpecente, durante os quase cinco anos que viveu na rua. Sua vida se transformou a partir do dia que foi acolhido pela família de José Pereira, que lhe deu um novo lar e muito carinho.

Conheci-o no Colégio Marista de Senhor do Bonfim onde fizemos o curso secundário como era designado o primeiro grau de hoje. Tínhamos a mesma idade, 14 anos. O ensino naquela época era bem mais intensivo do que hoje. Àquela época aprendia-se Inglês, Francês, Latim, etc. Assistíamos missa todos os dias às sete horas da manhã, quando acordávamos sob o silvo estridente do apito do Irmão Pio, um professor da Congregação. Eram padres, mas não tinham o poder da sagração, isto é não podiam praticar e nem ministrar os sacramentos: celebrar missa, batizar, casar, confessar, dar a comunhão, etc. Pertenciam à ordem dos Irmãos Maristas, instituto de ensino formado de religiosos leigos, com votos simples, fundado em 1817 por Padre Marcellin Champagnat. Eram religiosos educadores. No ano de 1956, terminamos o curso. Fernandes já o havia concluído um ano antes e em seguida, com autorização de seus pais adotivos, embarcara para São Paulo, com a esperança de encontrar seus pais genéticos e seus irmãos, pois tinha informação de que eles estariam na cidade de São Caetano do Sul, Estado de São Paulo.

Desembarcou numa tarde de inverno, fria e úmida. O sol se escondia entre as nuvens escuras, impedido de lançar seus raios pelo revoar dos trovões tenebrosos e assustadores. Foi direto para o endereço que lhe deram. Nada encontrou, nem mesmo o nome da rua. Não havia coisa alguma, nem ao menos parecido. Na única rua que tinha semelhança de nome com a que lhe deram só existiam quinze Ele perguntou de casa em casa e pelas imediações e ninguém jamais ouvira falar o nome de Agamenon Alves Ferreira. Ninguém o conhecia. Não obteve qualquer pista que fosse capaz de devolver-lhe a esperança de encontrá-lo.

Passaram-se alguns anos.

Fernandes conseguiu diplomar-se em administração de empresa e tornar-se executivo de uma multinacional do setor de aços, com filiais no mundo inteiro. Nunca mais havia tido notícia de seus pais e irmãos. Também deixou de procurá-los por algum tempo. Numa tarde de sol, ao passear pelo Jardim da Luz, como fazia comumente aos domingos após o almoço, viu um homem, que a princípio julgou ser um dos seus irmãos, o mais novo, do qual ele trazia alguma recordação. Abordou aquele senhor alto e magro, bem barbeado, de cabelos grisalhos e bem vestido. Sentaram-se num banco da praça e começaram trocar ideias. Um verdadeiro interrogatório se estabeleceu entre ambos. Cada um queria saber da vida do outro. Quem era um... Quem era o outro....Instantes depois tiveram a confirmação: Eram realmente irmãos. Era o Felício, o mais novo. Abraçaram-se, lágrimas enternecidas foram derramadas por ambos os irmãos que o destino separou abruptamente. Fernandes perguntou pelos pais, pelos demais irmãos e de tudo obteve resposta: O pai havia falecido alguns anos atrás: ele mesmo fora o declarante e a pessoa que reconheceu o corpo, senão teriam enterrado como indigente. Ele foi achado caído na rua, esmagado por um veículo, sem documento algum que o identificasse. Soube ao ler os jornais do dia na coluna necrológica, porque também o procurava. Da mãe nunca tivera qualquer informação. Jamais tivera qualquer notícia de seu paradeiro. Dos irmãos, tinha leve conhecimento apenas de um, Renato, o irmão do meio, que sabia onde morava, mas que nunca teve qualquer contato com ele, por ser rebelde e não querer aproximação. Agora os dois juntos iriam à procura de Renato. Por um momento Fernandes lamentou a falta de sorte por não encontrar os pais vivos, mas mesmo assim estava feliz por ter encontrado alguém de sua família, um dos seus irmãos, com quem poderia, de agora em diante, compartilhar seus sentimentos e dividir suas alegrias. Alguns dias depois, foram ao encontro de Renato.

Em pouco tempo por fim, metade da genealogia estava restaurada. Faltava apenas a árvore principal. Esta não tinha como encontrá-la. Estava morta. Encontraram Renato exatamente no endereço que Felício possuía. Renato era o irmão mais novo. Estava bem, gozando de boa saúde, bem empregado e estabilizado na vida. Perguntaram-lhe se tinha notícia da mãe. Renato respondeu que apenas soube da mãe um dia, quando lendo as páginas de desaparecidos nos jornais surpreendeu-se ao ver o retrato de uma senhora que fora encontrada desfalecida sob a Ponte das Bandeiras. Obteve mais detalhes e constatou ser a própria mãe. Ela estava internada num asilo público destinado aos idosos. Ia visitá-la sempre constantemente. Ela não o reconhecia mais. Não falava, apenas olhava para ele como se quisesse recordar-se de alguma coisa do passado. Nada pôde fazer por ela, mas não lhe faltou qualquer amparo. Não tinha mais condições de recuperar sua saúde debilitada pela dureza das ruas de São Paulo. Quando faleceu, pode dar-lhe um enterro digno e uma sepultura decente. Ela está enterrada no túmulo que possui no cemitério da Consolação. Os três irmãos foram até o túmulo da mãe. Depositaram flores e acenderam velas. Oraram. Renato ainda nada sabia do Pai. Depois de se certificar do acontecido, os irmãos, finalmente, providenciaram a transferência dos corpos para uma única sepultura, para que ao menos ficassem juntos na eternidade. Trasladaram os corpos para o túmulo que acabaram de adquirir no cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul.

Atualmente Fernandes reside com os pais adotivos, vizinho dos irmãos, únicos parentes sanguíneos, que moram na mesma rua. Fernandes é proprietário de uma confortável casa de seis suítes, com piscina, lareira, churrasqueira e todo o conforto necessário para ele e para seus pais adotivos, atualmente com noventa anos de idade. Tudo está ao alcance do casal José Pereira e deles. Dois médicos e duas enfermeiras se revezam 24 horas por dia para cuidar da saúde deles.

No comments:

Autores

Ademir Demarchi Adília Lopes Adriana Pessolato Afobório Agustín Ubeda Alan Kenny Alberto Bresciani Alberto da Cunha Melo Aldo Votto Alejandra Pizarnik Alessandro Miranda Alexei Bueno Alexis Pomerantzeff Ali Ahmad Said Asbar Almandrade Álvaro de Campos Alyssa Monks Amadeu Ferreira Ana Cristina Cesar Ana Paula Guimarães Andrew Simpson Anthony Thwaite Antonio Brasileiro Antonio Cisneros Antonio Gamoneda António Nobre Antonio Romane Ari Cândido Ari Candido Fernandes Aristides Klafke Arnaldo Xavier Atsuro Riley Aurélio de Oliveira Banksy Bertolt Brecht Bo Mathorne Bob Dylan Bruno Tolentino Calabrone Camila Alencar Cândido Rolim Carey Clarke Carla Andrade Carlos Barbosa Carlos Bonfá Carlos Drummond de Andrade Carlos Eugênio Junqueira Ayres Carlos Pena Filho Carol Ann Duffy Carolyn Crawford Cassiano Ricardo Cecília Meireles Celso de Alencar Cesar Cruz Charles Bukowski Chico Buarque de Hollanda Chico Buarque de Hollanda and Paulo Pontes Claudia Roquette-Pinto Constantine Cavafy Conteúdos Cornelius Eady Cruz e Souza Cyro de Mattos Dantas Mota David Butler Décio Pignatari Denise Freitas Desmond O’Grady Dimitris Lyacos Dino Valls Dom e Ravel Donald Teskey Donizete Galvão Donna Acheson-Juillet Dorival Fontana Dylan Thomas Edgar Allan Poe Edson Bueno de Camargo Eduardo Miranda Eduardo Sarno Eduvier Fuentes Fernández Elaine Garvey Éle Semog Elizabeth Bishop Enio Squeff Ernest Descals Eugénio de Andrade Evgen Bavcar Fernando Pessoa Fernando Portela Ferreira Gullar Firmino Rocha Francisco Niebro George Callaghan George Garrett Gey Espinheira Gherashim Luca Gil Scott-Heron Gilberto Nable Glauco Vilas Boas Gonçalves Dias Grant Wood Gregório de Matos Guilherme de Almeida Hamilton Faria Henri Matisse Henrique Augusto Chaudon Henry Vaughan Hilda Hilst Hughie O'Donoghue Husam Rabahia Ian Iqbal Rashid Ingeborg Bachmann Issa Touma Italo Ramos Itamar Assumpção Iulian Boldea Ivan Donn Carswell Ivan Justen Santana Ivan Titor Ivana Arruda Leite Izacyl Guimarães Ferreira Jacek Yerka Jack Butler Yeats Jackson Pollock Jacob Pinheiro Goldberg Jacques Roumain James Joyce James Merril James Wright Jan Nepomuk Neruda Jason Yarmosky Jeanette Rozsas Jim McDonald Joan Maragall i Gorina João Cabral de Melo Neto João Guimarães Rosa João Werner Joaquim Cardozo Joe Fenton John Doherty John Steuart Curry John Updike John Yeats José Carlos de Souza José de Almada-Negreiros José Geraldo de Barros Martins José Inácio Vieira de Melo José Miranda Filho José Paulo Paes José Ricardo Nunes José Saramago Josep Daústin Junqueira Ayres Kerry Shawn Keys Konstanty Ildefons Galczynski Kurt Weill Lêdo Ivo Léon Laleau Leonardo André Elwing Goldberg Lluís Llach I Grande Lou Reed Luis Serguilha Luiz Otávio Oliani Luiz Roberto Guedes Luther Lebtag Magnhild Opdol Manoel de Barros Marçal Aquino Márcio-André Marco Rheis Marcos Rey Mari Khnkoyan Maria do Rosário Pedreira Mariângela de Almeida Marina Abramović Marina Alexiou Mario Benedetti Mário Chamie Mário de Andrade Mário de Sá-Carneiro Mário Faustino Mario Quintana Marly Agostini Franzin Marta Penter Masaoka Shiki Maser Matilde Damele Matthias Johannessen Michael Palmer Miguel Torga Mira Schendel Moacir Amâncio Mr. Mead Murilo Carvalho Murilo Mendes Nadir Afonso Nâzım Hikmet Nuala Ní Chonchuír Nuala Ní Dhomhnaill Odd Nerdrum Orides Fontela Orlando Gibbons Orlando Teruz Oscar Niemeyer Osip Mandelstam Oswald de Andrade Pablo Neruda Pablo Picasso Pádraig Mac Piarais Patativa do Assaré Paul Funge Paul Henry Paulo Afonso da Silva Pinto Paulo Cancela de Abreu Paulo Henriques Britto Paulo Leminski Pedro Du Bois Pedro Lemebel Pete Doherty Petya Stoykova Dubarova Pink Floyd Plínio de Aguiar Qi Baishi Rafael Mantovani Ragnar Lagerbald Raquel Naveira Raul Bopp Regina Alonso Régis Bonvicino Renato Borgomoni Renato de Almeida Martins Renato Rezende Ricardo Portugal Ricardo Primo Portugal Ronald Augusto Roniwalter Jatobá Rowena Dring Rui Carvalho Homem Rui Lage Ruy Belo Ruy Espinheira Filho Ruzbihan al-Shirazi Salvado Dalí Sandra Ciccone Ginez Santiago de Novais Saúl Dias Scott Scheidly Seamus Heaney Sebastià Alzamora Sebastian Guerrini Shahram Karimi Shorsha Sullivan Sigitas Parulskis Sílvio Ferreira Leite Silvio Fiorani Sílvio Fiorani Smokey Robinson Sohrab Sepehri Sophia de Mello Breyner Andresen Souzalopes Susana Thénon Susie Hervatin Suzana Cano The Yes Men Thom Gunn Tim Burton Tomasz Bagiński Torquato Neto Túlia Lopes Vagner Barbosa Val Byrne Valdomiro Santana Vera Lúcia de Oliveira Vicente Werner y Sanchez Victor Giudice Vieira da Silva Vinícius de Moraes W. B. Yeats W.H. Auden Walt Disney Walter Frederick Osborne William Kentridge Willian Blake Wladimir Augusto Yves Bonnefoy Zdzisław Beksiński Zé Rodrix