Definição

... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...
Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano VI Número 63 - Março 2014

Colaboradores

Alberto Bresciani nasceu em 4 de julho de 1961 no Rio de Janeiro. Está radicado em Brasília há mais de duas décadas. É magistrado e poeta. Este poema faz parte de seu livro Incompleto movimento (Editora José Olympio, RJ, 2011).

Aldo Votto têm poemas publicados em coletâneas de concursos literários desde 1999. Em 2005 lançou o livro de poemas "Quatro Nomes". Nasceu à beira-mar, na cidade de Rio Grande-RS. Decorridos dez lustros e percorridos cinco graus de latitude para o norte, traça versos inspirados pelas gentes e paisagens de Florianópolis-SC. O gosto pela poesia foi estimulado, quem sabe, pelo nome da primeira escola - Gabriela Mistral, em Porto Alegre-RS. Desde então, até o final do século passado, a poesia aguardou uma nova oportunidade de reaparecer no seu currículo e voltou, ele espera, para ficar por muito tempo.

Almandrade é artista plástico, arquiteto, poeta e professor de Teoria da Arte. Como artista plástico já participou de quatro bienais internacionais em São Paulo, entre outras exposições no país e no exterior. Seus poemas procuram dar forma e intensidade plástica às palavras. Publicou os livros “O Sacrifício dos Sentidos”, “Obscuridade do Riso”, “Poemas”, “Suor Noturno” e “Arquitetura de Algodão”. Reside em Salvador - Bahia.

Arnaldo França Xavier (Campina Grande, 19/11/1948 - São Paulo, 26/01/2004) foi poeta, escritor e pensador do movimento negro no Brasil. Publicou Boleros Pretos, A Roza da Recvsa, Ludlud e Manual de Sobrevivência do Negro no Brasil (ilustrado pelo chargista Maurício Pestana). Participou ainda de inúmeras coletâneas de bibliografia restrita e pequenas tiragens.

Carla Andrade Bonifácio Gomes é mineira de Belo Horizonte, da safra de 1977. Mora em Brasília há nove anos, onde trabalha como jornalista concursada da ANAC e é poeta em tempo integral. Com seu estilo de poesia imagética, procura desconsertar os olhares e sentidos dos leitores. Alguns de seus poemas foram premiados em concursos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Lançou no final de 2007 seu livro de estréia, Conjugação de Pingos de Chuva, com recursos do Fundo da Arte e da Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal. Suas poesias estão no site Poesia Brasis, do poeta Antônio Miranda, e no conceituado poesia.net. Carla já participou de diversos recitais em Brasília como no Rayuela, no Martinica (I Bienal Internacional de Poesia e projeto “Palavra Solta”), na Barca Poética, na Biblioteca Nacional de Brasília, entre outros.

Carlos Eduardo Marcos Bonfá nasceu em Socorro (SP) em 1984, é graduado em Letras, mestre em Estudos Literários (com especialidade em Literatura Portuguesa) e atualmente é doutorando em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). É escritor e crítico literário, tendo publicado na versão eletrônica da revista “A Cigarra” e na revista “Desenredos”, por exemplo. É colaborador da revista “Mallarmargens”.

Celso de Alencar – Poeta e declamador, é tradutor da poesia do nicaraguense Rubén Darío e intérprete da poesia de Mao Tse Tung. É autor de Tentações (1979), Salve Salve (1981), Arco Vermelho (1983, 1985 e 1992) Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), Sete (2002), A Outra Metade do Coração (CD-antologia poética), Testamentos (2003), Livro Obsceno (2008). Participou das antologias Fui Eu (1998, São Paulo), Poesia Contemporânea Brasileira (2001, Portugal, Ed. Alma Azul), Poesia do Grão-Pará (2001, Governo do Estado do Pará), Scéne Poétique (2003, dez poetas franceses e dez poetas brasileiros, edição Consulado da França em São Paulo e Cena-Centro de Encontro das Artes), Quando Freud Não Explica Tente a Poesia (2007, São Paulo), Poemas Que Latem ao Coração (2009).

Cesar Cruz é paulista da Capital. Nascido em 1970, escreve contos, crônicas e artigos, além de fazer revisão e produção de textos sob encomenda. Tem três livros publicados: O Homem Suprimido, Scortecci – 2010; A Idade do Vexame & Outras Histórias, Pontes – 2011, e A Invasão dos Horácios, Pontes – 2013. Despacha e dá consultoria aos emocionalmente aflitos pelo blog: Os Causos do Cruz ou pelo Facebook.

Denise Freitas nasceu em Rio Grande (RS) em 1980. Escritora e professora de história; é autora de Misturando Memórias (2007), Mares inversos (2010); está entre os autores que compõem a Antologia poética: Moradas de Orfeu(Letras Contemporâneas, 2011); possui publicações em diversas revistas e sites literários, dentre os quais, Revista Sibila, Germina Literatura, Musa Rara, Autores Gaúchos, Revista Modo de Usar.

Dorival Fontana é paulista, poeta e escritor. Atualmente vive em Caconde, Minas Gerais.

Edson Bueno de Camargo é natural de Santo André - SP. Publicou “Cabalísticos” (Coleção Orpheu – Editora Multifoco – Rio de Janeiro – 2010), “De Lembranças & Fórmulas Mágicas” (Edições Tigre Azul/ FAC Mauá -2007), ”O Mapa do Abismo e Outros Poemas” (Edições Tigre Azul/ FAC Mauá -2006), “Poemas do Século Passado-1982-2000” (edição de autor - Mauá - 2002), “Cortinas” (edição artesanal, com a participação da poeta Cecília A. Bedeschi - Mauá - 1981), entre outras antologias poéticas, jornais e revistas literárias, etc. Foi premiado na categoria Poesia em vários concursos, dentre eles o Concurso Literário de São Bernardo do Campo, 5° Festival Santa Lúcia de Contos e Poesias, 4º e 6º Concurso Literário de Suzano, e Prêmio Off-Flip de Literatura – 2006. Participa do grupo poético/ literário Taba de Corumbê da cidade de Mauá – SP.

Eduardo Miranda é músico, escritor, poeta, e tradutor. Guitarrista e fundador do grupo WEJAH, atualmente lidera o projeto musical The Virtual Em3, é integrante da banda Wellfish e colabora no Stillwater Sessions. Publicou Quase (Casa Pyndahýba, poesia, 1998) e as coletâneas Amigos (Casa Pyndahýba, 1994) e Contra Lamúria (Casa Pyndahýba, 1995). Editor desta TUDA, também tem seus rabiscos próprios e dá expediente em alguns blogs por aí - confira aqui: edotm.info. Nas horas vagas ainda trabalha com Tecnologia da Informação em Dublin, República da Irlanda.

Éle Semog (Luiz Carlos Amaral Gomes), nasceu na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Nos anos de 1970 participou do Grupo Garra Suburbana, onde publicou seus primeiros poemas mimeografados. Como militante do movimento negro participou de diversas organizações de combate ao racismo e de promoção da democracia. Na década de 1980, participou da fundação do Jornal Maioria Falante e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, onde também foi presidente. No campo da literatura fundou os grupos “Negrícia Poesia e Arte de Crioulo” e “Bate Boca de Poesia”. Atualmente é membro do Conselho Executivo do Instituto Palmares de Direitos Humanos.

Hamilton Faria publicou poesia através de conhecidas editoras brasileiras, e também nos Estados Unidos, França, Índia, Espanha e Uruguai. Participa do Programa “O Escritor na Biblioteca” da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo desde 1998, partilhando a poesia e sua obra poética com jovens dos bairros de São Paulo. É também professor titular na Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e consultor literário e cultural de projetos no Brasil e exterior.

Italo Ramos, jornalista.

José Carlos de Souza é natural de Santo Antonio de Jesus, Bahia. Vive entre a poesia e a música, e faz parte do Clube Caiubi de Compositores - http://clubecaiubi.ning.com/profile/JOSECARLOSDESOUZA.

José Geraldo De Barros Martins é de São Paulo. Músico, pintor e escritor, desde 2001 publica seus desenhos e escritos no blog http://zegeraldo.free.fr.

Poeta e jornalista, José Inácio Vieira de Melo, nascido em 1968, é alagoano, mas radicado na Bahia.

José Miranda Filho, ex-Presidente e fundador do PMDB em São Caetano do Sul, Venerável Mestre da Loja Maçônica G. Mazzini (grau 33), é advogado e contador, colabora com o jornal ABC Reporter e atua como Diretor Financeiro do Conselho Gestor do Hospital Benificente São Caetano. Posta no Blog do Miranda.

Marina Alexiou tem 52 anos e é professora universitária, graduada e mestrada em Filosofia.

Pedro Du Bois é poeta e contista.
http://pedrodubois.blogspot.com
http://www.diga33.med.br
http://valeemversos.blogspot.com
http://revistacerradocultural.blogspot.com
http://vidraguas.com.br/wordpress
http://www.projetopassofundo.com.br
http://www.meiotom.art.br

Baiano de Salvador, Plínio de Aguiar (1939-) é antropólogo, filósofo e especialista em ensino superior. Ex-professor universitário, publicou poemas em plaquetas, antologias, coletâneas e suplementos literários. Mas sua estréia em livro-solo deu-se apenas em 2005, com o título Lira Rústica. Atento ao mundo que o cerca, Plínio de Aguiar combina em seus textos referências diretas ou discretas de poetas, pensadores e artistas. São também abundantes as citações de lugares por onde traçou seu percurso existencial, principalmente na Bahia e no México, onde viveu durante quatro anos.

Rafael Moralez escreve enredo de HQs (http://veja.abril.com.br/blog/imperdivel/livros/peixe-peludo-2/) e tem um livro sobre o tempo que morou na África (http://www.balaoeditorial.com.br/boiando-em-mocambique.html), mas sua "profissão" mesmo é doutorando em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC. Seu site de desenhos e ilustrações é http://rafamoralez.com/.

Ricardo Primo Portugal é escritor e diplomata no Consulado-Geral em Cantão (Guangzhou), no Sul da China. Divulguou ensaios sobre cultura chinesa e poesia clássica chinesa. Tem poemas publicados nas revistas Sibila, Germina e Cronopios. Em junho último, saiu pela UNESP o livro Poesia Completa de Yu Xuanji, importante poetisa da Dinastia Tang, traduzido diretamente do chinês por Ricardo Portugal e sua esposa Tan Xiao. Os poemas aqui apresentados são uma sequência do seu novo livro que acaba de sair pela Editora 7 Letras, Zero a Sem.
http://www.editoraunesp.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=1267
http://www.germinaliteratura.com.br/2011/ricardo_primo_portugal.htm
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/1867-poesia-completa-de-yu-xuanji
http://www.ameopoema.com.br/arquivos/ricardop.htm
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/681-tres-cortesas-chinesas
http://www.cronopios.com.br/site/poesia.asp?id=4855
http://www.sibila.com.br/index.php/critica/1902-a-danca-da-poesia-uma-semiotica-do-caractere-chines
https://www.7letras.com.br/zero-a-sem.html

Ronald Augusto – Poeta, músico, e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No Assoalho Duro (2007). Despacha no blog www.poesia-pau.blogspot.com e é diretor-associado do website www.sibila.com.br.

Roniwalter Jatobá, jornalista, e escritor, publicou, entre outros, os livros Sabor de química (1977), Crônicas da vida operária (1978), Filhos do medo (1980), Viagem à montanha azul (1982), Trabalhadores do Brasil: histórias do povo brasileiro (1998, organizador), O pavão misterioso e outras memórias (1999), Paragens (2004), Rios sedentos (2006, voltado para o público infanto-juvenil), Viagem ao outro lado do mundo (2009) e Contos Antológicos (2009). Para a coleção “Jovens sem fronteiras”, publicou O jovem Che Guevara (2004), O jovem JK (2005), O jovem Fidel Castro (2008) e O jovem Luiz Gonzaga (2009).

Ruy Espinheira Filho é poeta e ex-professor de Literatura Brasileira da UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Santiago de Novais, tradutor e intérprete sul-mineiro de Campos Gerais, professor de línguas, publica na TUDA desde o Número 1. Atualmente vive em São Paulo e já publicou junto aos formidáveis tudianos coisas pindaibíblicas.

Souzalopes (Itajuípe-BA, 12 de Agosto de 1954 - São Paulo-SP, 28 de Maio de 2012), registrado Mário Luis de Souza Lopes, foi poeta, advogado e anarquista. Publicou, entre outros, o livro de poesia Todo Fogo.

Vagner Barbosa nasceu em São Paulo, em 1960. Formado em história pela FFLCH – USP em 1984. Escreve poemas desde os 14 anos de idade, mas para ganhar a vida, trabalha com marketing e comunicação.

Vera Lúcia de Oliveira nasceu em Cândido Mota em 1958 e cresceu em Assis, interior paulista. Vive na Itália, onde ensina Literatura Portuguesa e Brasileira na Università degli Studi di Perugia. Recebeu, em 2005, o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. É autora de vários livros publicados no Brasil e na Itália. Estes poemas pertencem ao livro A poesia é um estado de transe (São Paulo: Portal Editora, 2010).


1 comment:

Santiago said...

Eita... Tô desde a primeira edição e não to aqui na list(ra) de colaboradores... Evoé """ mas sou... Cheers gents!

Autores

Ademir Demarchi Adília Lopes Adriana Pessolato Afobório Agustín Ubeda Alan Kenny Alberto Bresciani Alberto da Cunha Melo Aldo Votto Alejandra Pizarnik Alessandro Miranda Alexei Bueno Alexis Pomerantzeff Ali Ahmad Said Asbar Almandrade Álvaro de Campos Alyssa Monks Amadeu Ferreira Ana Cristina Cesar Ana Paula Guimarães Andrew Simpson Anthony Thwaite Antonio Brasileiro Antonio Cisneros Antonio Gamoneda António Nobre Antonio Romane Ari Cândido Ari Candido Fernandes Aristides Klafke Arnaldo Xavier Atsuro Riley Aurélio de Oliveira Banksy Bertolt Brecht Bo Mathorne Bob Dylan Bruno Tolentino Calabrone Camila Alencar Cândido Rolim Carey Clarke Carla Andrade Carlos Barbosa Carlos Bonfá Carlos Drummond de Andrade Carlos Eugênio Junqueira Ayres Carlos Pena Filho Carol Ann Duffy Carolyn Crawford Cassiano Ricardo Cecília Meireles Celso de Alencar Cesar Cruz Charles Bukowski Chico Buarque de Hollanda Chico Buarque de Hollanda and Paulo Pontes Claudia Roquette-Pinto Constantine Cavafy Conteúdos Cornelius Eady Cruz e Souza Cyro de Mattos Dantas Mota David Butler Décio Pignatari Denise Freitas Desmond O’Grady Dimitris Lyacos Dino Valls Dom e Ravel Donald Teskey Donizete Galvão Donna Acheson-Juillet Dorival Fontana Dylan Thomas Edgar Allan Poe Edson Bueno de Camargo Eduardo Miranda Eduardo Sarno Eduvier Fuentes Fernández Elaine Garvey Éle Semog Elizabeth Bishop Enio Squeff Ernest Descals Eugénio de Andrade Evgen Bavcar Fernando Pessoa Fernando Portela Ferreira Gullar Firmino Rocha Francisco Niebro George Callaghan George Garrett Gey Espinheira Gherashim Luca Gil Scott-Heron Gilberto Nable Glauco Vilas Boas Gonçalves Dias Grant Wood Gregório de Matos Guilherme de Almeida Hamilton Faria Henri Matisse Henrique Augusto Chaudon Henry Vaughan Hilda Hilst Hughie O'Donoghue Husam Rabahia Ian Iqbal Rashid Ingeborg Bachmann Issa Touma Italo Ramos Itamar Assumpção Iulian Boldea Ivan Donn Carswell Ivan Justen Santana Ivan Titor Ivana Arruda Leite Izacyl Guimarães Ferreira Jacek Yerka Jack Butler Yeats Jackson Pollock Jacob Pinheiro Goldberg Jacques Roumain James Joyce James Merril James Wright Jan Nepomuk Neruda Jason Yarmosky Jeanette Rozsas Jim McDonald Joan Maragall i Gorina João Cabral de Melo Neto João Guimarães Rosa João Werner Joaquim Cardozo Joe Fenton John Doherty John Steuart Curry John Updike John Yeats José Carlos de Souza José de Almada-Negreiros José Geraldo de Barros Martins José Inácio Vieira de Melo José Miranda Filho José Paulo Paes José Ricardo Nunes José Saramago Josep Daústin Junqueira Ayres Kerry Shawn Keys Konstanty Ildefons Galczynski Kurt Weill Lêdo Ivo Léon Laleau Leonardo André Elwing Goldberg Lluís Llach I Grande Lou Reed Luis Serguilha Luiz Otávio Oliani Luiz Roberto Guedes Luther Lebtag Magnhild Opdol Manoel de Barros Marçal Aquino Márcio-André Marco Rheis Marcos Rey Mari Khnkoyan Maria do Rosário Pedreira Mariângela de Almeida Marina Abramović Marina Alexiou Mario Benedetti Mário Chamie Mário de Andrade Mário de Sá-Carneiro Mário Faustino Mario Quintana Marly Agostini Franzin Marta Penter Masaoka Shiki Maser Matilde Damele Matthias Johannessen Michael Palmer Miguel Torga Mira Schendel Moacir Amâncio Mr. Mead Murilo Carvalho Murilo Mendes Nadir Afonso Nâzım Hikmet Nuala Ní Chonchuír Nuala Ní Dhomhnaill Odd Nerdrum Orides Fontela Orlando Gibbons Orlando Teruz Oscar Niemeyer Osip Mandelstam Oswald de Andrade Pablo Neruda Pablo Picasso Pádraig Mac Piarais Patativa do Assaré Paul Funge Paul Henry Paulo Afonso da Silva Pinto Paulo Cancela de Abreu Paulo Henriques Britto Paulo Leminski Pedro Du Bois Pedro Lemebel Pete Doherty Petya Stoykova Dubarova Pink Floyd Plínio de Aguiar Qi Baishi Rafael Mantovani Ragnar Lagerbald Raquel Naveira Raul Bopp Regina Alonso Régis Bonvicino Renato Borgomoni Renato de Almeida Martins Renato Rezende Ricardo Portugal Ricardo Primo Portugal Ronald Augusto Roniwalter Jatobá Rowena Dring Rui Carvalho Homem Rui Lage Ruy Belo Ruy Espinheira Filho Ruzbihan al-Shirazi Salvado Dalí Sandra Ciccone Ginez Santiago de Novais Saúl Dias Scott Scheidly Seamus Heaney Sebastià Alzamora Sebastian Guerrini Shahram Karimi Shorsha Sullivan Sigitas Parulskis Sílvio Ferreira Leite Silvio Fiorani Sílvio Fiorani Smokey Robinson Sohrab Sepehri Sophia de Mello Breyner Andresen Souzalopes Susana Thénon Susie Hervatin Suzana Cano The Yes Men Thom Gunn Tim Burton Tomasz Bagiński Torquato Neto Túlia Lopes Vagner Barbosa Val Byrne Valdomiro Santana Vera Lúcia de Oliveira Vicente Werner y Sanchez Victor Giudice Vieira da Silva Vinícius de Moraes W. B. Yeats W.H. Auden Walt Disney Walter Frederick Osborne William Kentridge Willian Blake Wladimir Augusto Yves Bonnefoy Zdzisław Beksiński Zé Rodrix