Definição

... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...
Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano VI Número 63 - Março 2014

Tradução - Eduardo Miranda

Ivan Donn Carswell nasceu em 1945 na cidade rural de Gisborne, Nova Zelândia. Desde muito cedo se encantou com o poder da palavra escrita, abraçando a poesia tão logo pôde manejar a caneta com desenvoltura, e o que no início era apenas um leitor voraz e um escritor regular, embora entusiasta, passou a ganhar prêmios ao longo dos anos. Com a chegada da guerra do Vietnã Ivan se alista no exército, que serviu por 21 anos., saindo em 1988 como Diretor de Pessoal. Para ganhar a vida foi consultor, empreiteiro e até produtor de abacate. Atualmente vive e escreve em Peachester em Queensland, Sul da Austrália. Sem livros publicados, Ivan teve uma peça sua encenada por um grupo de teatro amador. Atualmente Ivan se dedica mais à poesia, e vem conseguindo manter o lema auto-imposto de "um poema por dia", que segundo ele, pretende continuar "enquanto a paixão me mover, e a artrite permitir!"
Para se ganhar um jogo, de Ivan Donn Carswell

Como você pode ganhar um jogo de futebol? Não só na habilidade ou com jogadas inteligentes,
hoje em dia as coisas mudaram muito, e novos atores com seus truques sujos
é o caminho para a glória. A boa forma ajuda muito a manter
a agilidade dos pés e a clareza das idéias, e alimentos especiais
e bebidas energéticas colaboram na recarga das baterias quando elas estão fracas ou já pifaram.
Mas os árbitros são certamente os principais responsáveis por todas as grandes vitórias.
Truques linguísticos nas tirinhas futebolísticas são acompanhadas por
hieróglifos de técnicos vestidos em seus ternos,
coração na mão, lamentando as chances perdidas, resmungando
com o árbitro dos lances que ele viu ou deixou de ver, das jogadas que não
chamaram sua atenção, decisões precipitadas e julgamentos equivocados.
E os árbitros são igualmente importantes tanto no fracasso como no sucesso.
E há também a torcida, em total ebulição de atitude e energia,
latindo para o seu time, vivendo um sonho plástico e cinematográfico
de vida ou morte, vestida a caráter e torcendo, bebendo, cantando,
hinos e canções que expressam as esperanças e os medos das massas
encurraladas na servidão, rogando por uma vitória, rezando o terço futebolístico.
Mas os árbitros são os temas preferidos de todas as orações e louvores.
Como é que você ganha? Por que você se importa? Há encenação por toda parte,
um jogo ensaiado para o palco, sôfrego e banal, puro desespero,
atores interpretando papéis e lendo seus textos de características humanas, protagonistas,
antagonistas, retratando personagens galantes e de falsos talentos,
está tudo empacotado lá, emaranhado na caduquice do árbitro, então sorria
e engula isso amigo, podes crer, tudo fica bonito na TV.

To win a game by Ivan Donn Carswell

How do you win a football game? Not by skill alone or clever plays,
in modern days the game has changed and subterfuge and actors
ways will pave the path to glory. Fitness pays a fair reward to keep
a fleetness in the feet, a clearness in the head, and special food
and clever drinks recharge the cells when batteries are low or dead.
But referees are certain keys to all the famous victories.
Linguistic tricks of lunatics in soccer strip are even matched by
hieroglyphs from coaches dressed in two piece suits, with
hearts on sleeves, grieving for the chances missed, pleading
with the referee for plays he did or didn’t see, for ploys that failed
to turn his head, for verdicts made and judgements dread.
And referees are equal keys to infamy or certain fame.
Then there’s the crowd, a seething throng of attitude and energy,
baying for their chosen team, living in a plastic dream of cinematic
death or glory; dressed in kind and cheering on, drinking, singing,
chanting long and loud the songs expressing hopes and fears of masses
pressed in servitude, praying for a famous win, praying to the soccer rood.
But referees are willing keys to all the prayers and eulogies.
How do you win? Why do you care? Theatrics grimace everywhere,
a game so crafted for the stage with pathos, bathos, great despair,
actors playing parts and reading scripts with human traits, protagonists,
antagonists, depicting gallant characters with artful flair,
it’s all encompassed there, entwined in referee maturity, so grin
and bear it friend, you see, it looks so good on home TV.


Eduardo Miranda - Guitarrista e fundador do grupo WEJAH, atualmente dirige o projeto musical The Virtual Em3, e é parte da banda Wellfish e do Stillwater Project. Publicou Quase (Casa Pyndahýba, 1998) e as coletâneas Amigos (Casa Pyndahýba, 1994) e Contra Lamúria (Casa Pyndahýba, 1995). Editor-mor da TUDA, dá expediente em alguns blogs por aí. Nas horas vagas é Consultor de Tecnologia da Informação em Dublin.

Eduardo Miranda - Lead guitar and co-founder of WEJAH, nowadays leads The Virtual Em3 project, is part of The Wellfish and contributes to the Stillwater Project. Has published Quase (Casa Pyndahýba, 1998) and the collections Amigos (Casa Pyndahýba, 1994) and Contra Lamúria (Casa Pyndahýba, 1995). Editor of the e-zine TUDA, he also writes in some blogs and works as ICT Consultant in Dublin.

No comments:

Autores

Ademir Demarchi Adília Lopes Adriana Pessolato Afobório Agustín Ubeda Alan Kenny Alberto Bresciani Alberto da Cunha Melo Aldo Votto Alejandra Pizarnik Alessandro Miranda Alexei Bueno Alexis Pomerantzeff Ali Ahmad Said Asbar Almandrade Álvaro de Campos Alyssa Monks Amadeu Ferreira Ana Cristina Cesar Ana Paula Guimarães Andrew Simpson Anthony Thwaite Antonio Brasileiro Antonio Cisneros Antonio Gamoneda António Nobre Antonio Romane Ari Cândido Ari Candido Fernandes Aristides Klafke Arnaldo Xavier Atsuro Riley Aurélio de Oliveira Banksy Bertolt Brecht Bo Mathorne Bob Dylan Bruno Tolentino Calabrone Camila Alencar Cândido Rolim Carey Clarke Carla Andrade Carlos Barbosa Carlos Bonfá Carlos Drummond de Andrade Carlos Eugênio Junqueira Ayres Carlos Pena Filho Carol Ann Duffy Carolyn Crawford Cassiano Ricardo Cecília Meireles Celso de Alencar Cesar Cruz Charles Bukowski Chico Buarque de Hollanda Chico Buarque de Hollanda and Paulo Pontes Claudia Roquette-Pinto Constantine Cavafy Conteúdos Cornelius Eady Cruz e Souza Cyro de Mattos Dantas Mota David Butler Décio Pignatari Denise Freitas Desmond O’Grady Dimitris Lyacos Dino Valls Dom e Ravel Donald Teskey Donizete Galvão Donna Acheson-Juillet Dorival Fontana Dylan Thomas Edgar Allan Poe Edson Bueno de Camargo Eduardo Miranda Eduardo Sarno Eduvier Fuentes Fernández Elaine Garvey Éle Semog Elizabeth Bishop Enio Squeff Ernest Descals Eugénio de Andrade Evgen Bavcar Fernando Pessoa Fernando Portela Ferreira Gullar Firmino Rocha Francisco Niebro George Callaghan George Garrett Gey Espinheira Gherashim Luca Gil Scott-Heron Gilberto Nable Glauco Vilas Boas Gonçalves Dias Grant Wood Gregório de Matos Guilherme de Almeida Hamilton Faria Henri Matisse Henrique Augusto Chaudon Henry Vaughan Hilda Hilst Hughie O'Donoghue Husam Rabahia Ian Iqbal Rashid Ingeborg Bachmann Issa Touma Italo Ramos Itamar Assumpção Iulian Boldea Ivan Donn Carswell Ivan Justen Santana Ivan Titor Ivana Arruda Leite Izacyl Guimarães Ferreira Jacek Yerka Jack Butler Yeats Jackson Pollock Jacob Pinheiro Goldberg Jacques Roumain James Joyce James Merril James Wright Jan Nepomuk Neruda Jason Yarmosky Jeanette Rozsas Jim McDonald Joan Maragall i Gorina João Cabral de Melo Neto João Guimarães Rosa João Werner Joaquim Cardozo Joe Fenton John Doherty John Steuart Curry John Updike John Yeats José Carlos de Souza José de Almada-Negreiros José Geraldo de Barros Martins José Inácio Vieira de Melo José Miranda Filho José Paulo Paes José Ricardo Nunes José Saramago Josep Daústin Junqueira Ayres Kerry Shawn Keys Konstanty Ildefons Galczynski Kurt Weill Lêdo Ivo Léon Laleau Leonardo André Elwing Goldberg Lluís Llach I Grande Lou Reed Luis Serguilha Luiz Otávio Oliani Luiz Roberto Guedes Luther Lebtag Magnhild Opdol Manoel de Barros Marçal Aquino Márcio-André Marco Rheis Marcos Rey Mari Khnkoyan Maria do Rosário Pedreira Mariângela de Almeida Marina Abramović Marina Alexiou Mario Benedetti Mário Chamie Mário de Andrade Mário de Sá-Carneiro Mário Faustino Mario Quintana Marly Agostini Franzin Marta Penter Masaoka Shiki Maser Matilde Damele Matthias Johannessen Michael Palmer Miguel Torga Mira Schendel Moacir Amâncio Mr. Mead Murilo Carvalho Murilo Mendes Nadir Afonso Nâzım Hikmet Nuala Ní Chonchuír Nuala Ní Dhomhnaill Odd Nerdrum Orides Fontela Orlando Gibbons Orlando Teruz Oscar Niemeyer Osip Mandelstam Oswald de Andrade Pablo Neruda Pablo Picasso Pádraig Mac Piarais Patativa do Assaré Paul Funge Paul Henry Paulo Afonso da Silva Pinto Paulo Cancela de Abreu Paulo Henriques Britto Paulo Leminski Pedro Du Bois Pedro Lemebel Pete Doherty Petya Stoykova Dubarova Pink Floyd Plínio de Aguiar Qi Baishi Rafael Mantovani Ragnar Lagerbald Raquel Naveira Raul Bopp Regina Alonso Régis Bonvicino Renato Borgomoni Renato de Almeida Martins Renato Rezende Ricardo Portugal Ricardo Primo Portugal Ronald Augusto Roniwalter Jatobá Rowena Dring Rui Carvalho Homem Rui Lage Ruy Belo Ruy Espinheira Filho Ruzbihan al-Shirazi Salvado Dalí Sandra Ciccone Ginez Santiago de Novais Saúl Dias Scott Scheidly Seamus Heaney Sebastià Alzamora Sebastian Guerrini Shahram Karimi Shorsha Sullivan Sigitas Parulskis Sílvio Ferreira Leite Silvio Fiorani Sílvio Fiorani Smokey Robinson Sohrab Sepehri Sophia de Mello Breyner Andresen Souzalopes Susana Thénon Susie Hervatin Suzana Cano The Yes Men Thom Gunn Tim Burton Tomasz Bagiński Torquato Neto Túlia Lopes Vagner Barbosa Val Byrne Valdomiro Santana Vera Lúcia de Oliveira Vicente Werner y Sanchez Victor Giudice Vieira da Silva Vinícius de Moraes W. B. Yeats W.H. Auden Walt Disney Walter Frederick Osborne William Kentridge Willian Blake Wladimir Augusto Yves Bonnefoy Zdzisław Beksiński Zé Rodrix