Definição

... da totalidade das coisas e dos seres, do total das coisas e dos seres, do que é objeto de todo o discurso, da totalidade das coisas concretas ou abstratas, sem faltar nenhuma, de todos os atributos e qualidades, de todas as pessoas, de todo mundo, do que é importante, do que é essencial, do que realmente conta...
Em associação com Casa Pyndahýba Editora
Ano VI Número 63 - Março 2014

Conto - José Miranda Filho

O Retrato do Sertão – 15
Fairy Tale - postcard

Na bifurcação da estrada Quincas Ferreira com coronel Praxedes que vai a Poços dos Anjos, do lado esquerdo de quem sai de Laranjeiras, está fincada uma pequena cruz feita de aroeira identificando o local em que Sá Lorena morreu. Segundo alguns moradores o lugar é assombrado e misterioso. Receiam passar por lá tarde da noite, principalmente quando não tem luar. Dizem que Sá Lorena aparece à beira da estrada, sob o pé de juazeiro florido implorando perdão àqueles que ela vilipendiou em vida. Pouca gente acredita. Os mais cépticos desdenham, enquanto outros envolvidos em assuntos espirituais, dentre os quais se enquadra Zequinha da venda, o filho de Maninha - moleque travestido de homem - frequentador da “Casa Espiritual Santa Helena”, e Zé vaqueiro, empregado de seu Quincas, confirmam ser verdadeiro o mistério da aparição. Juram já ter visto a alma penada de Sá Lorena perambulando pelo local.

Zequinha contou prá sua mãe sem medo de ser repreendido que muitas vezes levando mercadorias do armazém para os sitiantes das redondezas se deparou com o fantasma.
Entre um gole e outro de cachaça na venda de Maninha nos finais de semana com os amigos, Zé vaqueiro não se constrange ao afirmar que nas noites de trovões e relâmpagos, Sá Lorena costuma aparecer vestida de branco, tal qual estava na noite em que foi assassinada.

- Já vi várias vezes, mas nunca pensei que fosse o espirito de Sá Lorena. Achava que era uma simples ilusão, coisas de quem passa pelo local e fica imaginando o que teria acontecido!. Dizia Zé, sob o olhar desconfiado dos amigos e frequentadores do armazém..

- Acontece que numa noite dessas, contava Zé... Seu Quincas mandou que eu fosse procurar uma bezerra desgarrada que havia fugido do curral. Estava bastante escuro, uma ou duas estrelas brilhavam no céu brincando de esconde-esconde, correndo de um canto ao outro do horizonte como se quisessem me indicar o lugar em que estava a bezerra fugitiva. Eu montava a égua preferida de seu Quincas. Animal experiente e bastante acostumado a esse tipo de ação. De repente, diante do pé de juazeiro a égua emburrou. Não andava de jeito nenhum. Por mais que eu a esporeasse - coisa que seu Quincas nunca aceitou e sempre me repreendia por isso - ela não saía do lugar. Amuou!. Apeei e puxei-a pela rédea. Nada! Não conseguia fazê-la dar um passo adiante. Ai, imaginei que ela estivesse vendo alguma coisa estranha, porque quando o animal emburra desse jeito é porquê vê coisas que a gente não consegue. A égua nunca agiu desse jeito, por mais difícil que fosse a ocasião! Nunca teve medo de escuridão, tempestades, trovões, relâmpagos... Nada! Mas naquela noite... Achei estranho o comportamento da égua. Como os animais conseguem ver coisas estranhas à nossa percepção me acautelei e gritei com toda a força de meu pulmão:

- Quem está ai? Apareça, senão eu atiro! Engatilhei a espingarda e esperei que alguém respondesse. Ai, amigos escutei um gemido... Olha companheiros, nunca tive medo de nada na vida, mas naquele momento senti um frio medonho na espinha. Meus cabelos se arrepiaram como se estivessem sendo levados pelo vento... E o pior é que não ventava no momento. Se eu estivesse usando o chapéu de couro que seu Quincas me deu de presente ele teria sido arrebatado da cabeça... Foi aí que vi na minha frente, entre um relâmpago e outro, a figura de Sá Lorena vestida de branco. Me chamou pelo nome:

- Calma Zé, vem cá! Vamos prosear um pouco... Me dá notícias de Geraldina, Tonho, seu Quincas, padre Fausto...Me conta quem matou o desgraçado Lampião... E dona Elvira... continua fazendo suas safadices com o padre?
Perplexo e amedrontando não vi quando ela desapareceu na escuridão.

- Minhas pernas tremiam, companheiros! Fiquei com medo, confesso!
Apavorado, deixei a égua trombuda no local e corri o mais depressa que pude pela estrada, até alcançar a casa de compadre Salu. Ele não acreditou em nada do que lhe disse. Caçoou de mim... Me chamou de maricas... Deu risadas na minha cara dizendo que eu não era mais aquele cabra macho que ele conhecia! Isso me irritou muito, e um tanto envergonhado pedí-lhe que fosse comigo ao local. Depois de tanta insistência ele concordou.
Permanecemos no local alguns minutos, porém não vimos nada, só o os clarões dos relâmpagos, que mesmo assim nos assustaram. Isso me deixou ainda mais encabulado.
Peguei a égua que ainda estava no mesmo lugar em que deixei e voltei pra fazenda, sem a bezerra. Salu me acompanhou. No caminho nada dizia. Só me olhava desconfiado, balançando a cabeça de um lado ao outro como se quizesse dizer que eu estava mentindo. Sentia isso pela sua atitude. Talvez pelo respeito que sempre tivemos um pelo outro, ele se resguardasse da insinuação. Mas eu notava sua expressão. Conhecia-a de muitos anos!

Seu Quincas também não acreditou, quando lhe contei.
Zombou de mim, dizendo:
- Essas besteiras são coisas de piegas, boiolas, covardes... E acho que você não é nada disso, Zé. Mas, que podem acontecer, podem!
Eu nunca ví, porém não duvido que aconteçam!!

Isso me esquentou os miolos, e só não mandei seu Quincas para os infernos pelo respeito e consideração que tenho por ele. Para mim ele é o pai que nunca tive. E pra mostrar que não estava mentindo, voltei ao local várias vezes durante as noites seguintes, porém, Sá Lorena nunca mais me apareceu. Por causa disso fiquei tachado na região como contador de lorotas. Mas, é verdade, amigos! Juro por tudo quanto é sagrado que vi a mulher!

Maninha, que servia outros fregueses do outro lado do balcão ouvia tudo calada. Dava de ombros quando alguém lhe pedia opinião.

- Não sei de nada...Nunca vi nada, mas não desacredito o Zé. Ele sempre teve meu respeito e minha consideração. Ele é uma pessoa séria e não precisa inventar nada! Acho que cada um tem sua própria espiritualidade e fé.

Maninha queria justificar a religiosidade do filho que participava ativamente dos trabalhos esotéricos da casa de Santa Helena. Zequinha tinha mediunidade que desenvolvia com consentimento da mãe. Por isso, ela era objetiva em seus comentários.

Poucas pessoas acreditavam nos comentários de Zé. Duvidavam do que dizia, enquanto os mais crédulos aceitavam passivamente, confiantes na aparição de Cristo aos seus apóstolos. A notícia da aparição de Sá Lorena já corria pelos quatro cantos da vila, até que uma noite, seu Quincas, homem extremamente religioso, sério e bastante respeitado na região confirmou de vez que o fenômeno da aparição de Sá Lorena era sim, verdadeiro.

Zé não mentia.

O pé de juazeiro nunca deixou de florir, nem mesmo na imensidão da seca como se algo misterioso o regasse todos os dias. Durante o dia suas frondosas e uniformes folhas refrescantes serviam de abrigo aos viajantes do causticante sol do sertão. Porem à noite...Vixe! Era motivo de medo. Poucos se atreviam passar pelo local.

José Miranda Filho, ex-Presidente e fundador do PMDB em São Caetano do Sul, Venerável Mestre da Loja Maçônica G. Mazzini (grau 33), é advogado e contador, colabora com o jornal ABC Reporter e atua como Diretor Financeiro do Conselho Gestor do Hospital Benificente São Caetano. Posta no Blog do Miranda.

No comments:

Autores

Ademir Demarchi Adília Lopes Adriana Pessolato Afobório Agustín Ubeda Alan Kenny Alberto Bresciani Alberto da Cunha Melo Aldo Votto Alejandra Pizarnik Alessandro Miranda Alexei Bueno Alexis Pomerantzeff Ali Ahmad Said Asbar Almandrade Álvaro de Campos Alyssa Monks Amadeu Ferreira Ana Cristina Cesar Ana Paula Guimarães Andrew Simpson Anthony Thwaite Antonio Brasileiro Antonio Cisneros Antonio Gamoneda António Nobre Antonio Romane Ari Cândido Ari Candido Fernandes Aristides Klafke Arnaldo Xavier Atsuro Riley Aurélio de Oliveira Banksy Bertolt Brecht Bo Mathorne Bob Dylan Bruno Tolentino Calabrone Camila Alencar Cândido Rolim Carey Clarke Carla Andrade Carlos Barbosa Carlos Bonfá Carlos Drummond de Andrade Carlos Eugênio Junqueira Ayres Carlos Pena Filho Carol Ann Duffy Carolyn Crawford Cassiano Ricardo Cecília Meireles Celso de Alencar Cesar Cruz Charles Bukowski Chico Buarque de Hollanda Chico Buarque de Hollanda and Paulo Pontes Claudia Roquette-Pinto Constantine Cavafy Conteúdos Cornelius Eady Cruz e Souza Cyro de Mattos Dantas Mota David Butler Décio Pignatari Denise Freitas Desmond O’Grady Dimitris Lyacos Dino Valls Dom e Ravel Donald Teskey Donizete Galvão Donna Acheson-Juillet Dorival Fontana Dylan Thomas Edgar Allan Poe Edson Bueno de Camargo Eduardo Miranda Eduardo Sarno Eduvier Fuentes Fernández Elaine Garvey Éle Semog Elizabeth Bishop Enio Squeff Ernest Descals Eugénio de Andrade Evgen Bavcar Fernando Pessoa Fernando Portela Ferreira Gullar Firmino Rocha Francisco Niebro George Callaghan George Garrett Gey Espinheira Gherashim Luca Gil Scott-Heron Gilberto Nable Glauco Vilas Boas Gonçalves Dias Grant Wood Gregório de Matos Guilherme de Almeida Hamilton Faria Henri Matisse Henrique Augusto Chaudon Henry Vaughan Hilda Hilst Hughie O'Donoghue Husam Rabahia Ian Iqbal Rashid Ingeborg Bachmann Issa Touma Italo Ramos Itamar Assumpção Iulian Boldea Ivan Donn Carswell Ivan Justen Santana Ivan Titor Ivana Arruda Leite Izacyl Guimarães Ferreira Jacek Yerka Jack Butler Yeats Jackson Pollock Jacob Pinheiro Goldberg Jacques Roumain James Joyce James Merril James Wright Jan Nepomuk Neruda Jason Yarmosky Jeanette Rozsas Jim McDonald Joan Maragall i Gorina João Cabral de Melo Neto João Guimarães Rosa João Werner Joaquim Cardozo Joe Fenton John Doherty John Steuart Curry John Updike John Yeats José Carlos de Souza José de Almada-Negreiros José Geraldo de Barros Martins José Inácio Vieira de Melo José Miranda Filho José Paulo Paes José Ricardo Nunes José Saramago Josep Daústin Junqueira Ayres Kerry Shawn Keys Konstanty Ildefons Galczynski Kurt Weill Lêdo Ivo Léon Laleau Leonardo André Elwing Goldberg Lluís Llach I Grande Lou Reed Luis Serguilha Luiz Otávio Oliani Luiz Roberto Guedes Luther Lebtag Magnhild Opdol Manoel de Barros Marçal Aquino Márcio-André Marco Rheis Marcos Rey Mari Khnkoyan Maria do Rosário Pedreira Mariângela de Almeida Marina Abramović Marina Alexiou Mario Benedetti Mário Chamie Mário de Andrade Mário de Sá-Carneiro Mário Faustino Mario Quintana Marly Agostini Franzin Marta Penter Masaoka Shiki Maser Matilde Damele Matthias Johannessen Michael Palmer Miguel Torga Mira Schendel Moacir Amâncio Mr. Mead Murilo Carvalho Murilo Mendes Nadir Afonso Nâzım Hikmet Nuala Ní Chonchuír Nuala Ní Dhomhnaill Odd Nerdrum Orides Fontela Orlando Gibbons Orlando Teruz Oscar Niemeyer Osip Mandelstam Oswald de Andrade Pablo Neruda Pablo Picasso Pádraig Mac Piarais Patativa do Assaré Paul Funge Paul Henry Paulo Afonso da Silva Pinto Paulo Cancela de Abreu Paulo Henriques Britto Paulo Leminski Pedro Du Bois Pedro Lemebel Pete Doherty Petya Stoykova Dubarova Pink Floyd Plínio de Aguiar Qi Baishi Rafael Mantovani Ragnar Lagerbald Raquel Naveira Raul Bopp Regina Alonso Régis Bonvicino Renato Borgomoni Renato de Almeida Martins Renato Rezende Ricardo Portugal Ricardo Primo Portugal Ronald Augusto Roniwalter Jatobá Rowena Dring Rui Carvalho Homem Rui Lage Ruy Belo Ruy Espinheira Filho Ruzbihan al-Shirazi Salvado Dalí Sandra Ciccone Ginez Santiago de Novais Saúl Dias Scott Scheidly Seamus Heaney Sebastià Alzamora Sebastian Guerrini Shahram Karimi Shorsha Sullivan Sigitas Parulskis Sílvio Ferreira Leite Silvio Fiorani Sílvio Fiorani Smokey Robinson Sohrab Sepehri Sophia de Mello Breyner Andresen Souzalopes Susana Thénon Susie Hervatin Suzana Cano The Yes Men Thom Gunn Tim Burton Tomasz Bagiński Torquato Neto Túlia Lopes Vagner Barbosa Val Byrne Valdomiro Santana Vera Lúcia de Oliveira Vicente Werner y Sanchez Victor Giudice Vieira da Silva Vinícius de Moraes W. B. Yeats W.H. Auden Walt Disney Walter Frederick Osborne William Kentridge Willian Blake Wladimir Augusto Yves Bonnefoy Zdzisław Beksiński Zé Rodrix